segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O PT e o Monopólio

Não é segredo para ninguém que os PeTralhas namoram o monopólio. Nos últimos anos, foram várias as manifestações públicas de afeto dos economistas petistas a essa aberração. Por coincidência ou não, no governo de Lula, repetidas decisões políticas têm favorecido a sua prática.

Recentemente, para a alegria dos aloprados, o Supremo manteve o monopólio dos Correios para os serviços postais. Adolfo Sachsida em seu blog explicitou muito bem a cretinagem ocorrida. Semana passada, outro flagrante: Guido Mantega, em mais uma infeliz entrevista, disse que "os bancos vão começar a comer poeira dos bancos públicos". Intencionalmente ou não, foi bastante clara a sua mensagem. O PeTralha sonha com um mercado financeiro dominado por bancos públicos, que ponham em prática a estratégia do governo de manipular as taxas de juros (neste caso, haveria um oligopólio).

Por que o monopólio é atraente para o governo? Pelo parágrafo anterior, é evidente um dos motivos: é mais fácil para o governo intervir na economia com menos players atuantes no mercado. O processo torna-se mais simples e eficiente: poupam-se tempo e dinheiro com a negociação com as empresas. Já imaginou como seria muito mais difícil para a PeTralhada organizar a sua política econômica em um mercado atomizado, com empresas em concorrência intensa?

Outra razão vem da crença dos economistas PeTralhas de que o monopólio é consequência da eficiência das empresas. Segundo esse pensamento torto, a busca de novas oportunidades, ou inovações em sentido amplo, poderia gerar monopólios, em maior ou menor grau e duração. Assim, concluem os PeTralhas, o desfecho da concorrência seria o monopólio. Não entro no mérito da teoria, que por sinal é estupidamente esdrúxula: mistura-se o livre mercado com o anti-mercado. A questão é que o governo se baseia nesses economistas (a maioria da Unicamp) para aceitar, justificar e, até mesmo, incentivar o monopólio.

O monopólio é uma aberração que gera tremendas ineficiências na economia. A população é obrigada a adquirir serviços e produtos com uma qualidade e um preço determinados pelo humor do monopolista. Empresários são impedidos de entrar no mercado devido à impossibilidade da concorrência. Mesmo assim, a PeTralhada dá de ombros e se orgulha dos seus monopólios. É um sinal cristalino do desprezo do PT pela liberdade e pelo bem-estar dos brasileiros.

PS1: esse post foi a visão de um economista. Sei que diante da Constituição, dificilmente o STF tiraria o monopólio dos Correios.

PS2: Clique neste link para ver a resposta da Caixa para o Guido Mantega.


Nenhum comentário: